segunda-feira, abril 15, 2013


Tchau "umbigo"


Na última sexta-feira, dia 12.04, caiu o coto umbilical do Davi. 

O cordão umbilical era o elo de ligação entre o feto e a mãe que servia para promover as trocas de nutrientes e de gases (como o oxigênio) fundamentais para a sobrevivência fetal. Após o nascimento, o bebé está preparado para respirar e alimentar-se sozinho, sendo por isso colocada uma mola, para evitar hemorragias, e cortado o cordão umbilical. O que resta do cordão umbilical, que fica ligado ao recém-nascido, dá-se o nome de coto umbilical. Passadas 24 horas o coto já não é flexível e começa a ter uma coloração mais escura, dentro de mais ou menos uma semana cairá dando lugar ao umbigo tal como o conhecemos.
(Fonte: www.vounascer.com)





Nessas minhas pesquisas pela net, li que é normal cair entre o 7° e o 15° dia e seguindo a recomendação da pediatra que acompanhou a cesárea, minha mãe cuidou só com álcool 70°, nada de compressas e faixas por cima, nunca ficou vermelho, nem inflamou. 
Com 5 dias ela comentou comigo que ainda ia demorar mais alguns dias pra cair, quando ele estava com 7 fui trocar a fralda e vi que estava por um fio, depois disso eu tinha medo até de encostar na barriga dele, kkkk. Quando foi no outro dia, ele tomou o banho depois do almoço e quando fui trocar a fralda depois dele mamar, o "umbigo" estava lá, grudado na fralda, depois de 8 dias tinha caído o que restava do cordão umbilical. E meu Davi continua crescendo e evoluindo...
0

0 comentários:

Postar um comentário